AIA - Aula I

Há nesse post as minhas análises críticas sobre os assuntos debatidos durante a primeira aula da disciplina "Fundamentos para projeto de arquiteturae urbanismo I"

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Análise Crítica do Texto "Animação cultural"
Bem, pode se dizer que o primórdio da humanidade aconteceu a partir das invenções das primeiras ferramentas de trabalho, quando o homem antigo utilizou de sua racionalidade e criatividade (mesmo que ainda rudimentar) para desenvolver novas técnicas de produção, o que permitiu a manutenção da espécie e seu progresso tecnológico. Dessa forma, passou de um simples "animal" para um ser diferente, dotado de novas possiblidades. No entanto, esse "progresso" tornou o ego acima do eco, resultando em uma abusiva relação de dominação das outras espécies e seres inanimados. O homem passou a modificar o seu meio-ambiente, alterando suas configurações biológicas e geográficas em prol de seu próprio progresso, tudo "não humano" passou a ser objeto de trabalho. Assim, o mundo humano transformou espaços e seres por milhares de anos, em uma relação com ganhos unilaterais.
Porém, ao decorrer de longos anos e tranformações sociais, nota-se que na sociedade moderna a objetividade está tomando novos patamares, tanto homens quanto objetos possuem hoje um valor específico no sistema de trabalho da civilização, seja por capital social, cultural ou financeiro. Assim, homens se comportam em uma quase perfeita ordem de trabalho, como se fosse uma grande máquina social funcionando por diversas peças únicas.
No entanto, essa nova relação de trabalho está aniquilando o pensamento criativo dos homens e tornando os apenas ferramentas racionais. Ferramentas essas que possuem hora, local e função para atuarem e que por qualquer falha, na ordem de operação, causa o caos no funcionamento social. Então, a sociedade moderna se tornou uma gigantesca máquina social, porém ainda frágil e fraca quanto as falhas de suas próprias "peças" humanas.
Dessa forma, o mercado capitalista, o coração da nova ordem mundial, busca a todo momento criar melhores máquinas que corrijam essas falhas. Entretanto, para isso é necessário um ser perfeitamente racional, que não se canse, se comova e critique o sistema. Uma máquina inteligente como um humano (ou mais) e totalmente "eficiente".
É inegável que brevemente as relação sociais se tornaram quase que totalmente escassas e as novas máquinas, dotadas de inteligência, operem e se relacionem como humanos com humanos. Tornando a humanidade um sistema social artificial... talvez nem mais "humana"...
Assim, o texto "Animação Cultural" traz a idéia de futuras novas transformações sociais, por meio de um pedido de "Direitos aos objetos" requerido por uma máquina de inteligência artificial, uma crítica social intrigante e que cria diversas dúvidas quanto à essas novas transformações sociais realizadas pelo avanço da tecnologia moderna.
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Analise Crítica a relação "0 e 1"
Atualmente, mesmo após o fim da guerra fria, nota-se que as opiniões populares ainda são voltadas à um conceito bilateral, quando existem apenas dois lados a serem aceitos e julgados. Assim, a permanência dessa "cultura" moderna acaba destruindo a pluralidade das opiniões sociais sobre diversos temas.
Dessa forma, os debates sociais deixaram de ser uma "maratona" de opiniões e se tornaram uma final de um torneio de tênis, em um pequeno "campo" fechado, com dois times opostos duelando por um único objetivo.
No entanto, esse fenômeno não se mantém naturalmente. É inegável que as novas tecnologiastêm fomentado essa cultura bilateral. O novo mercado da comunicação criou diversas bolhas sociais ao aprisionaram os indivíduos comuns a conteúdos midiáticos, únicos de um mesmo "lado" de opiniões, isolando-os de informações adversas...
O indivíduo acabou se tornando vítima de sua própria opinião.
Assim, nota se um contraste cada vez maior entre as opiniões públicas, quando na verdade cada indivíduo é dotado de uma história única e um complexo arranjo de visões sobre um tema, o que torna totalmente inválida a cultura bilateral. Portanto, pode se afirmar que a cultura do 0 ou 1 é nada mais do que uma manipulação das opiniões sociais, pois, tanto hoje quanto durante a guerra fria, existe uma força maior externa ao indivíduo comum, que influência em seus pensamentos críticos, tornando-o um simples gravador e reprodutor de opiniões públicas, extinguindo a pluralidade de seus conceitos e ideias pessoais.
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A arquitetura e a roupa
Arquitetura e roupa... duas artes fisicamente distintas, mas que são semelhantes em diversos aspectos semânticos.
A arquitetura assim como a roupa possuem uma função importante em comum, "cobrir" o indivíduo de uma forma agradável, eficiente e única.
Como por exemplo, as grossas fardas dos agente de segurança e os altos muros residenciais, ambos cumprem a função de proteger o indivíduo de ataques externos fatais garantindo sua integridade física... Mas, também representam o infeliz sentimento de insegurança pública.
Existe também a função de proteger o indivíduo contra o frio extremo, como em chalés e as roupas de inverno que são feitos com isolantes térmicos garantindo um grau de temperatura agradável aos indivíduos... Dessa forma, há a manutenção da vida humana até mesmo em ambiente rudes.
No entanto, há também a função de "quebrar" tabus sociais e científicos, quando o único objetivo é causar curiosidade e afeição,  por meio de projetos abstratos e criativos, como a moda e a arquitetura e modernas... Assim, atuam como "exploradores" de novos meios artísticos, contribuindo para a especialização de diversos conceitos.
Portanto, é inegável que ambas as artes são de extrema importância para a manutenção e progresso do individuo na sociedade e no ambiente.

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